Hoje em dia torna-se quase difícil não sabermos tudo sobre a parentalidade. Blogs, livros, cursos, workshops e toda uma panóplia de informação e conselhos são atirados ao ar, dizendo-nos o que está bem, o que está mal, o que é correto e o que não é… Quase nos tiram a descoberta e a surpresa daquilo que vamos encontrar neste caminho e cansamo-nos de ouvir o típico “isso é normalíssimo” e o ameaçador “depois vais ver…”! Das mães então nem se fala… A gravidez e a maternidade então são discutidas ad nauseum nas redes sociais, seja pelo que comem, por como e onde amamentam ou pelo transtorno irreparável do primeiro dia de escola. Mas há algo que se fala pouco… Do Pai.
Sendo uma completa novidade para mim, tenho a certeza que a paternidade é uma experiência totalmente diferente… Não é igual à maternidade e não igual à parentalidade. Os pais têm uma forma diferente de lidar com os filhos e mais ainda nos momentos em que estão sozinhos com eles! Têm desejos próprios, receios só deles e atitudes que não partilham com ninguém. Querem ver os filhos a fazer coisas diferentes, vesti-los com roupas diferentes e ouvi-los a dizer coisas diferentes. Acima de tudo, a relação Pai-filho/a é diferente da relação Pais-filho/a.
É exatamente isto que pretendo explorar… quero falar com os Pais, com todo o tipo de Pais e perceber como é esta experiência! Será que fazemos tudo igual com as Mães por perto ou longe? Será que fazemos as mesmas coisas sozinhos com eles? Não haverá coisas que eles fazem de que ficamos orgulhosos sem dizer nada a ninguém? Será que nos cansam as mesmas coisas que cansam as Mães?
Num mundo em que quase tudo está dito, quero que me contem os segredos e inconfidências que só se partilham com outro Pai… quero que me digam como é o mundo aos olhos de um Pai! E vou contar-vos como é o mundo, aos olhos deste Pai.
Photo by: Mariana Castanheira Photography