Esta história começa há algum tempo atrás…
Somos duas irmãs, a Cláudia consultora e a Joana designer. Durante a faculdade quisemos sempre trabalhar para garantir a nossa independência financeira e o gosto que tínhamos por crianças, tornou óbvia a escolha de fazer babysittings de forma regular.
Depois de babysittings em Portugal, Inglaterra e Estados Unidos começámos a conhecer o mundo das crianças diariamente… foram várias crianças, idades, nacionalidades, etnias, ritmos e realidades diferentes.
Começou assim a nossa paixão por fazer parte do seu mundo e descobrimos que aquilo que as crianças mais têm em comum é o que mais as diferencia… A forma genuína e única como cada uma vê o Mundo. E como isso se altera e se perde ao longo do tempo.
Nas várias histórias que partilhávamos, tínhamos a certeza que quando fosse com um filho nosso queríamos ter algo que nos permitisse guardar esta forma única de ver o Mundo.
Entretanto, a Cláudia, engravidou… e pensamos no the World by Them. Queríamos garantir que memorizamos a forma como o Mundo será visto pelo Sebastião aos 3 anos, aos 4, aos 8, enfim, nas várias fases do seu crescimento.
O The World by Them surge para garantir que os pais têm forma de registar o Mundo como é visto pelos seus filhos e de o guardar para sempre.
Registamos o seu mundo em vídeo, contamos as suas histórias, registamos as frases mais memoráveis e… a sua memória fica eterna! Porque, acima de tudo, garantimos que mesmo que tenham passado 10 anos, transportamos os pais para o Mundo dos seus filhos. Aproximamos gerações, reforçamos ligações.
Neste blog vamos partilhar as histórias por trás deste projeto, as pessoas que vamos conhecendo, o que aprendemos, o que mais nos diverte… vamos partilhar os Mundos que vamos encontrando.
Convidámos para fazer parte deste blog um pai de primeira viagem, que tem como missão partilhar connosco como é o Mundo visto por um Pai. A rúbrica de Pai para Pai vai conversar com diferentes tipos de pais, para explorar o que é a paternidade.
Preparado para iniciar esta viagem?
Hoje em dia torna-se quase difícil não sabermos tudo sobre a parentalidade. Blogs, livros, cursos, workshops e toda uma panóplia de informação e conselhos são atirados ao ar, dizendo-nos o que está bem, o que está mal, o que é correto e o que não é… Quase nos tiram a descoberta e a surpresa daquilo que vamos encontrar neste caminho e cansamo-nos de ouvir o típico “isso é normalíssimo” e o ameaçador “depois vais ver…”! Das mães então nem se fala… A gravidez e a maternidade então são discutidas ad nauseum nas redes sociais, seja pelo que comem, por como e onde amamentam ou pelo transtorno irreparável do primeiro dia de escola. Mas há algo que se fala pouco… Do Pai.
Sendo uma completa novidade para mim, tenho a certeza que a paternidade é uma experiência totalmente diferente… Não é igual à maternidade e não igual à parentalidade. Os pais têm uma forma diferente de lidar com os filhos e mais ainda nos momentos em que estão sozinhos com eles! Têm desejos próprios, receios só deles e atitudes que não partilham com ninguém. Querem ver os filhos a fazer coisas diferentes, vesti-los com roupas diferentes e ouvi-los a dizer coisas diferentes. Acima de tudo, a relação Pai-filho/a é diferente da relação Pais-filho/a.
É exatamente isto que pretendo explorar… quero falar com os Pais, com todo o tipo de Pais e perceber como é esta experiência! Será que fazemos tudo igual com as Mães por perto ou longe? Será que fazemos as mesmas coisas sozinhos com eles? Não haverá coisas que eles fazem de que ficamos orgulhosos sem dizer nada a ninguém? Será que nos cansam as mesmas coisas que cansam as Mães?
Num mundo em que quase tudo está dito, quero que me contem os segredos e inconfidências que só se partilham com outro Pai… quero que me digam como é o mundo aos olhos de um Pai! E vou contar-vos como é o mundo, aos olhos deste Pai.
Photo by: Mariana Castanheira Photography